Já falamos em nosso site que o elevador é considerado o transporte mais seguro do mundo e está entre os mais usados, principalmente em condomínios.
Entretanto, síndicos precisam ter um cuidado muito especial com a prevenção e manutenção do elevador. Uma vez que envolve risco de vida e, se não forem seguidas normas e legislações, a responsabilidade pode recair sobre ele em caso de acidentes.
Atualmente, mais de 50 milhões de pessoas usam diariamente cerca de 120 mil elevadores na cidade do Rio de Janeiro. Número oito vezes maior que o de passageiros de ônibus.
Em todo o Brasil são cerca de 400 mil elevadores, metade concentrada nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, segundo levantamento fornecido pelo Sindicato das Empresas de Elevadores do Estado de São Paulo (Seciesp).
Embora raros, os acidentes envolvendo elevadores assustam. “Normalmente os acidentes ocorrem por falta de manutenção adequada ou durante o resgate de passageiros por pessoa não habilitada. O resgate deve ser feito pelos profissionais das empresas contratadas, ou, em último caso, Corpo de Bombeiros”.
Acidentes envolvendo elevadores, além do potencial letal, podem trazer, no mínimo, danos com amputação de membros e lesões permanentes. De acordo com a Prefeitura de São Paulo, entre 2017 e 2019, houve sete acidentes na cidade, dos quais dois com vítimas fatais
Segundo o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, nenhuma queda total havia sido registrada nos últimos 15 anos no estado até a ocorrência na cidade de Santos no dia 30/12/19, em que um elevador despencou do nono andar, causando quatro mortes.
Segurança em primeiro lugar!
O transporte de pessoas por elevador, e feito por milhares de pessoas todos os dias. Este por sua vez, proporciona conforto e conveniência a cada usuário. O que torna a manutenção dos elevadores fundamental como um dos princípios de prevenção, preocupação com o próximo e responsabilidade.
Está em dia com a manutenção, consiste na aplicação de uma série de ações que monitoram o equipamento, indicando necessidades de reparos ou trocas de peças que garantem o bom funcionamento do sistema.
Elevadores contam como itens mais críticos “Numa escala de zero a 10, e pode leva nota 9, perdendo apenas para falta de água” em uma lista de problemas que podem ocorrer em um condomínio. Por isso, garantir que tudo esteja perfeitamente funcionando é garantia de evitar grandes dores de cabeças futuras.
Garantir que a manutenção dos elevadores seja feita, é parte essencial na operação dos condomínios, seja por uma questão de segurança ou por questões de desempenho. Atualmente os moradores já percebem a necessidade de um bom equipamento atendendo ao fluxo de pessoas e gostam de uma ótima aparência quando o assunto é o elevador. Ficar atento a esses detalhes é garantia de bem-estar entre os moradores.
Por fim, vale à pena consultar a principal norma técnica que regula os elevadores elétricos de passageiros com casa de máquinas que é a ABNT NBR NM 207/1999 e a ABNT NBR – 16042/2012 para elevadores sem casa de máquinas.
Caso tenha alguma dúvida quanto a legislação, manutenção preventiva, emergências, entre outros, estamos à sua disposição para lhe ajudar no que for preciso.